ACADEMIA INTERNACIONAL de DIREÇÃO de ORQUESTRA da COSTA ATLÂNTICA            

Uma plataforma de excelência, criativa e inovadora para o estudo da arte e técnica da direção musical...

A Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica forma e qualifica profissionalmente maestros, através de uma formação teórico-prática especializada da mais elevada qualidade artística e pedagógica, capacitando-os para a direção musical das mais variadas estruturas profissionais ou amadoras, tais como orquestra, orquestra de sopros, banda filarmónica e todo o tipo de ensembles instrumentais e vocais. A Academia é dirigida a todos os maestros profissionais e amadores, estudantes de musica e músicos em geral, que pretendam iniciar, desenvolver ou aperfeiçoar as suas competências técnicas, teóricas e artísticas. As aulas práticas da academia são realizadas com piano, ensembles de sopros e cordas, orquestra de sopros e orquestra sinfónica.

A academia tem como principal objetivo formar e qualificar maestros com conhecimentos em Direção Musical, Repertório, Orquestração, Partitura e Técnica de Ensaio. Procura também preparar maestros com as competências necessárias para dirigir diferentes tipos de ensembles e orquestras profissionais, académicas ou amadoras.

A Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica, sediada em Esposende, desenvolve a sua atividade desde 2009, constituindo a primeira escola portuguesa a implementar um modelo orientado para a obtenção de formação profissional em Direção Musical com certificação própria, bem como para a obtenção dos diplomas de Direção Musical atribuídos pela Associated Board of the Royal Schools of Music de Londres. 

A direção pedagógica da academia está a cargo do maestro Luis Miguel Clemente. A direção executiva é da responsabilidade de Ana Carolina Capitão.



CORPO DOCENTE

A Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica reúne um corpo docente excecional que, pela sua qualidade e excelência artística e humana, marcam verdadeiramente toda a diferença no que diz respeito ao ensino e acompanhamento do percurso individual de cada aluno.

Ao longo de cada ano letivo, os alunos da academia desenvolvem um intenso trabalho directorial teórico-prático orientado pelo professor titular de Direção de Orquestra, o prestigiado e carismático maestro Luis Miguel Clemente  (Prof. Superior de Direção de Orquestra, Doutorando em Direção de Orquestra). Os alunos aprofundam também os seus conhecimentos em áreas complementares, como a Orquestração e Análise, Estudo de Repertório e Estilo com o prestigiado professor e compositor Nuno Peixoto de Pinho (professor na Escola Profissional de Música de Espinho e professor colaborador do curso de composição da ESMAE, Porto)

A Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica conta também com distintos professores convidados que complementam a formação dos alunos através de masterclasses. Nos últimos anos, colaboraram com a academia nomes como o maestro e pedagogo inglês Colin Metters (professor emérito do Royal College of Music de Londres), o maestro e compositor inglês John Traill (Diretor e Professor da Faculdade de Música St. Anne's College, da Universidade de Oxford), o maestro e compositor italiano Roberto Fiore (professor na Guizhou Normal University) ou o maestro espanhol Ricardo Espigares Carrillo (Orquesta Filarmonía de Granada), o compositor valenciano José Fayos Jordan, o maestro americano Marc Bartley (West Texas A&M University).


Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica... onde os sonhos se constroem!!!

“Estudar na Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica é um modo de vida! É decidir embarcar numa viagem maravilhosa de aprendizagem, experiência, partilha e cooperação em prol de uma visão artística e ética da música e da Direção Musical. 

Está ao seu alcance uma formação artística de excelência em Direção Musical. Desenvolva connosco as ferramentas necessárias para poder entrar no mercado de trabalho e desenvolver os seus projetos. ”