Orquestra-194.jpg

ACADEMIA INTERNACIONAL de DIREÇÃO de ORQUESTRA da COSTA ATLÂNTICA            

uma plataforma de excelência, criativa e inovadora para o estudo da arte e técnica da direção musical...

| f |

A Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica forma e qualifica profissionalmente maestros, através de uma formação teórico-prática especializada da mais elevada qualidade artística e pedagógica, capacitando-os para a direção musical das mais variadas estruturas profissionais ou amadoras, tais como orquestra, orquestra de sopros, banda filarmónica e todo o tipo de ensembles instrumentais e vocais. A Academia é dirigida a todos os maestros profissionais e amadores, estudantes de musica e músicos em geral, que pretendam iniciar, desenvolver ou aperfeiçoar as suas competências técnicas, teóricas e artísticas.

A Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica, sediada em Esposende, desenvolve a sua atividade desde 2009, constituindo a primeira escola portuguesa com estas características, orientada para a obtenção de formação profissional com certificação própria, bem como para a obtenção do diploma de Licenciatura em Direção Musical atribuído pela Associated Board of the Royal Schools of Music de Londres. A direção executiva é da responsabilidade de Ana Carolina Capitão. A direção pedagógica está a cargo do maestro Luis Miguel Clemente,

Ao longo de cada curso/ano letivo, os alunos da Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica desenvolvem um intenso trabalho directorial teórico-prático orientado pelo professor titular de Direção de Orquestra, o prestigiado e carismático maestro Luis Miguel Clemente (Prof. Superior de Direção de Orquestra, Doutorando em Direção de Orquestra). Os alunos aprofundam também os seus conhecimentos em áreas complementares, como a Orquestração e Análise, Estudo de Repertório e Estilo com o prestigiado professor Nuno Peixoto de Pinho (professor na Escola Profissional de Música de Espinho e professor colaborador do curso de composição da ESMAE, Porto).

A Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica conta também com professores visitantes, o reputado maestro John Traill (Diretor e Professor da Faculdade de Música St. Anne's College, da Universidade de Oxford) e o maestro Roberto Fiore (professor na Guizhou Normal University).

A Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica reúne um corpo docente internacional excecional que, pela sua qualidade e excelência artística e humana, marcam verdadeiramente toda a diferença no que diz respeito ao ensino e acompanhamento do percurso individual de cada aluno. Sempre que oportuno serão convidados outros professores especialistas e maestros, nacionais e estrangeiros, para complementar a oferta pedagógica.


Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica... onde os sonhos se constroem!!!

“Estudar na Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica é um modo de vida! É decidir embarcar numa viagem maravilhosa de aprendizagem, experiência, partilha e cooperação em prol de uma visão artística e ética da música e da Direção Musical. 

Está ao seu alcance uma formação artística de excelência em Direção Musical. Desenvolva connosco as ferramentas necessárias para poder entrar no mercado de trabalho e desenvolver os seus projetos. ”


Imagem 2017small.jpg
Orquestra-194.jpg

PLANO de ESTUDOS e ESTRUTURA GERAL

 

O Plano de Estudos da Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica, estruturado progressivamente, funciona em regime pós-laboral permitindo aos alunos conciliar a vida profissional e familiar com o prossecução de estudos em Direção Musical. A técnica base de referência é a de Musin-Metters e o curso contempla a abordagem de diferentes aspetos da arte da direção de orquestra. O Plano de Estudos está estruturado em 2 Cursos + 1 ano de Especialização & Projeto, organizados da seguinte forma:

  • CURSO MÉDIO (Nível I e Nível II)

  • CURSO SUPERIOR (Nível III e Nível IV)

  • ESPECIALIZAÇÃO & PROJETO

 

CANDIDATURA & ADMISSÃO

 

As candidaturas para integrar a Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica no ano letivo 2018/2019 estão abertas até ao dia 14 de setembro.

O candidato pode requerer admissão como ALUNO ATIVO a qualquer um dos Cursos.

  • CURSO MÉDIO: análise curricular, não é necessário experiência e formação na área;

  • CURSO SUPERIOR: análise curricular, alunos que tenham já alguma experiência e formação na área. Os alunos que terminem o Curso Médio com aproveitamento têm acesso direto;

  • ESPECIALIZAÇÃO & PROJETO: análise curricular, alunos detentores de estudos superiores em Direção Musical. Os alunos que terminem o Curso Superior com aproveitamento têm acesso direto.

 

Os candidatos extra-europeus pode requerer a admissão como ALUNO ATIVO INTERCONTINENTAL a qualquer um dos Cursos. Neste caso, deve solicitar a informação do Plano de Estudos correspondente através do email: info@oca-pt.org

O candidato pode requerer admissão como ALUNO OUVINTE durante 1 ano letivo. Os alunos observadores podem participar ativamente em todas as sessões técnicas e teóricas, observando depois os trabalhos práticos de direção e orquestração.


ESTRUTURA GERAL dos CURSOS

 

CURSO MÉDIO

Objetivos: Destina-se a alunos que pretendam iniciar e desenvolver estudos, com pouca ou nenhuma experiência e formação.

Organização: o curso, com a duração de 2 anos, está estruturado em aulas teóricas e práticas, contemplando também a utilização de recursos audiovisuais e informáticos. As aulas práticas decorrem com o recurso a piano, ensemble de cordas e/ou sopros e, dependendo das parcerias estabelecidas, com orquestra ou orquestra de sopros. De forma a complementar o plano de estudos, os alunos podem assistir gratuitamente aos Masterclasses Internacionais de Direção, organizados pela Orquestra da Costa Atlântica - associação de música e cultura. Ao longo do ano os alunos vão ter diversas oportunidades de se apresentarem em audições-concerto com os ensembles e orquestras parceiras. Em julho, os alunos têm aulas práticas de direção com a Jovem Orquestra da Costa Atlântica e a Orquestra Nacional de Sopros em Portel, e poderão ter a oportunidade de dirigir em concerto. 

Certificação & Diploma: O aluno que complete, com aproveitamento, o Nível I recebe um CERTIFICADO correspondente, com menção de nota final. O aluno que complete, com aproveitamento, o Nível II recebe um DIPLOMA de CURSO MÉDIO de Direção Musical, com menção de número de horas letivas e nota final. O Diploma da Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica constitui uma excelente mais-valia e confere um reconhecimento decisivo na valorização pessoal e profissional de cada aluno. A conclusão do Curso Médio capacita o aluno para a realização do exame de Bachelor Degree in Music Conducting da Associated Board of the Royal Schools of Music (ABRSM) de Londres.

Plano Curricular:

Nível I

  • Teoria da Direção Musical I

  • Prática de Direção I

  • Preparação de Partitura

  • Orquestração I - Fundamentos

  • Análise Musical I - Fundamentos

  • Repertório

 

Nível II

  • Teoria da Direção Musical II

  • Prática de Direção II

  • Estudo de Partitura

  • Orquestração e Pré-Projeto

  • Análise Musical II

  • Repertório II


CURSO SUPERIOR

Objetivos: Destina-se a alunos que pretendam desenvolver e aprofundar os seus conhecimentos.

Organização: o cursocom a duração de 2 anos, está estruturado em aulas teóricas e práticas, contemplando também a utilização de recursos audiovisuais e informáticos. As aulas práticas decorrem com o recurso a piano, ensemble de cordas e/ou sopros e, dependendo das parcerias estabelecidas, com orquestra ou orquestra de sopros. De forma a complementar o plano de estudos, os alunos podem assistir gratuitamente aos Masterclasses Internacionais de Direção, organizados pela Orquestra da Costa Atlântica - associação de música e cultura. Ao longo do ano os alunos vão ter diversas oportunidades de se apresentarem em audições-concerto com os ensembles e orquestras parceiras. Em julho, os alunos têm aulas práticas de direção com a Jovem Orquestra da Costa Atlântica e a Orquestra Nacional de Sopros em Portel, e poderão ter a oportunidade de dirigir em concerto. 

Certificação & Diploma: O aluno que complete, com aproveitamento, o Nível III recebe um CERTIFICADO correspondente, com menção de nota final. O aluno que complete, com aproveitamento, o Nível IV recebe um DIPLOMA de CURSO SUPERIOR de Direção Musical, com menção de número de horas letivas e nota final. O Diploma da Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica constitui uma excelente mais-valia e confere um reconhecimento decisivo na valorização pessoal e profissional de cada aluno. A conclusão do Curso Superior capacita o aluno para a realização do exame de Licenciate Degree in Music Conducting da Associated Board of the Royal Schools of Music (ABRSM) de Londres

Plano Curricular:

Nível III

  • Teoria e Técnica de Ensaio I

  • Fenomenologia da Direção Musical I

  • Prática de Direção III

  • Orquestração & Projeto I

  • Análise Musical III

  • Repertório III

 

Nível IV

  • Teoria e Técnica de Ensaio II

  • Fenomenologia da Direção Musical II

  • Prática de Direção IV

  • Orquestração & Projeto II

  • Análise Musical IV

  • Repertório IV


ESPECIALIZAÇÃO & PROJETO

Objetivos: Destina-se a alunos que pretendam aperfeiçoar os seus conhecimentos técnicos e artísticos.

Organização: o curso, com a duração de 1 ano, está estruturado em aulas teóricas e práticas, contemplando também a utilização de recursos audiovisuais e informáticos. As aulas práticas decorrem com o recurso a piano, ensemble de cordas e/ou sopros e, dependendo das parcerias estabelecidas, com orquestra ou orquestra de sopros. De forma a complementar o plano de estudos, os alunos podem assistir gratuitamente aos Masterclasses Internacionais de Direção, organizados pela Orquestra da Costa Atlântica - associação de música e cultura. Ao longo do ano os alunos vão ter diversas oportunidades de se apresentarem em audições-concerto com os ensembles e orquestras parceiras. Em julho os alunos participam ativamente, como maestros assistentes, no estágio da Jovem Orquestra da Costa Atlântica e da Orquestra Nacional de Sopros em Portel, oe poderão ter a oportunidade de dirigir em concerto. 

Certificação & Diploma: O aluno que complete, com aproveitamento, a Especialização & Projeto recebe um DIPLOMA de ESPECIALZIAÇÃO em DIREÇÃO MUSICAL, com menção de número de horas letivas e nota final. O Diploma da Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica constitui uma excelente mais-valia e confere um reconhecimento decisivo na valorização pessoal e profissional de cada aluno. A conclusão da Especialização & Projeto capacita o aluno para a realização do exame de Fellowship Degree in Music Conducting da Associated Board of the Royal Schools of Music (ABRSM) de Londres.

Plano Curricular:

  • Fenomenologia do Gesto Directorial

  • Prática de Direção Avançada

  • Ensaio & Planeamento

  • Tutoria Individual

  • Projeto Artístico

  • Orquestração

  • Estágio - maestro assistente


Calendário de Encontros 2018/2019

* datas passíveis de ajuste

  • OUTUBRO » 13, 14

  • NOVEMBRO » 10, 11

  • JANEIRO » 12, 13

  • FEVEREIRO » 9, 10

  • MARÇO » Tutorias

  • ABRIL » 6, 7

  • MAIO » 25, 26 (seminário com o professor convidado Dr. John Traill, Oxford University)

  • JUNHO » entrega dos trabalhos teóricos

A assiduidade mínima obrigatória é de 70% dos encontros.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

  • MAIO » 6 a 12 - Masterclass Internacional de Direção de Orquestra com a Orquestra da Costa Atlântica

  • JULHO » 15 a 20 - Estágio com a Jovem Orquestra da Costa Atlântica

  • JULHO » 22 a 27 - Estágio com a Orquestra Nacional de Sopros

 

A masterclass de MAIO (6 a 12) é uma atividade complementar facultativa do plano de estudos da Academia. Desta forma, os alunos inscritos na Academia têm assegurada a participação gratuita como alunos passivos.

Os estágios de julho são uma atividade complementar facultativa do plano de estudos da Academia. Os alunos inscritos na Academia têm assegurada a participação gratuita como alunos ativos.


Propinas 2018/2019

Propina para Aluno ATIVO:

  • 950€ (não inclui logística)*

A propina pode ser paga da seguinte forma: 

  • Uma prestação de 100% após admissão (900€, beneficiando de 50€ de desconto sobre o preço estipulado);

  • Três prestações: a) 350€ no prazo máximo de 15 dias após admissão; b) 300€ até 26 de novembro; c) 300€ até 25 de fevereiro.

Todos os alunos admitidos na Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica devem associar-se à Orquestra da Costa Atlântica - associação de música e cultura, através do pagamento da quota anual de 15€. O pagamento da quota deve ser efetuado no primeiro pagamento da propina.

Propina para Aluno OBSERVADOR

  • a) Propina anual de 350€ (não inclui logística)*

  • b) Propina de 95€ por cada fim de semana (não inclui logística)*

A propina pode ser paga da seguinte forma: 

  • Uma prestação de 100% após admissão;

  • Pagamento individual por cada fim de semana.

 

* A Academia tem parcerias com alguns hotéis em Esposende, os quais efetuam descontos para os nossos alunos.


Localização

A Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica tem a sua sede na magnífica cidade de ESPOSENDE (Braga, Portugal), janela privilegiada para o Atlântico, rodeada por um fantástico entorno natural e dotada de excelentes acessibilidades. A cidade está estrategicamente situada (a cerca de 25min. do aeroporto do Porto e 30min. de Espanha) e é servida por excelentes acessos e transportes. ESPOSENDE, pelas suas características geográficas e naturais é o sítio perfeito para inspirar o estudo musical. É neste maravilhoso contexto natural que desenvolvemos as condições logísticas, pedagógicas e artísticas adequadas para todos aqueles que pretendam iniciar, ampliar, otimizar ou aperfeiçoar os estudos em Direção Musical.

 
IMG_1819b.jpg