Ana Carolina Capitão

carolina site.jpg

(n. Esposende, 1985) desenvolveu nos últimos anos uma intensa atividade como dinamizadora de alguns dos projetos culturais musicais mais inovadores e reconhecidos internacionalmente, em Portugal e no estrangeiro.

É Diretora Executiva da Orquestra da Costa Atlântica – associação de música e cultura, através da qual promove diversos projetos musicais para crianças, jovens e adultos.

É diretora Artística da Orquestra da Costa Atlântica, cuja missão é desenvolver uma programação musical concertística regular e contribuir para a criação de oportunidades artísticas para jovens músicos portugueses e também para a formação de públicos.

É responsável pela direção artística do Festival Internacional de Música da Costa Atlântica, projeto premiado pela EFA, uma iniciativa da União Europeia, com o selo de qualidade artística EFFE em 2015/2016 e 2017/2018.

É Diretora Executiva da Orquestra Nacional de Sopros, um projeto que pretende contribuir para a preparação dos jovens instrumentistas para o seu futuro profissional e enriquecer os seus currículos académicos, oferecendo-lhes a oportunidade de trabalhar com alguns dos melhores músicos e professores portugueses da atualidade.

Desde 2016 é Codiretora Artística e Maestrina do Coro Sénior de Esposende, um projeto coral comunitário galardoado com o prémio BPI Seniores 2016, cujo objetivo é promover e melhorar a qualidade de vida e o envelhecimento ativo no Município de Esposende.

É Diretora Executiva do masterclasses internacional de direção de orquestra realizado anualmente em Portugal e do masterclass internacional The Art of Expressive Conducting que decorre em Itália desde 2016.

É ainda Diretora Executiva da Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica, cujo objetivo é formar e qualificar profissionalmente maestros, através de uma formação teórico-prática especializada da mais elevada qualidade artística e pedagógica.

Foi, em 2013 e 2014, Diretora Artística do Estágio Nacional de Orquestra de Sopros de Esposende, um projeto de grande qualidade artística e musical, e inovador na cidade e na região.

É licenciada em clarinete pela ESMAE e concluiu o mestrado com profissionalização em música na Universidade Católica do Porto com distinção Magna cum laude. É convidada regularmente a ministrar masterclasses de clarinete em Portugal continental e nos Açores. 

Estudou direção de orquestra com o maestro Luis Clemente no Centro de Estudos de Direção de Orquestra de Sopros. Teve ainda a oportunidade de se aperfeiçoar em direção de Orquestra com maestros da craveira de Douglas Bostock, José Rafael Vilaplana, Michael Dittrich e Colin Metters. Entre setembro de 2009 e outubro de 2014 foi maestrina da Banda de Música de Belinho e diretora pedagógica do Centro de Formação Musical de Belinho. Em 2012, recebeu uma menção honrosa no Concurso de Direção de Orquestra, integrado no Estágio Nacional de Orquestra de Sopros - Portel, e em 2013, foi premiado com o 1º lugar no mesmo concurso.

Participou em formações na área de Musicoterapia com Márcia Vasconcelos e Liliana Ferreira.

Frequentou o curso de formação profissional de Gestão de Organizações e projetos culturais, organizado pela Suggestus, com aproveitamento e menção de Muito Bom.