Jul
27
to Aug 5

Festival Internacional de Música da Costa Atlântica

  • Atlantic Coast International Music festival (map)
  • Google Calendar ICS

O Festival Internacional de Música da Costa Atlântica é um festival sinfónico de âmbito internacional, premiado em 2015 pela Comissão Europeia com o selo de qualidade EFFE,  que decorre pelo 2º ano consecutivo na cidade de Esposende entre os dias 27 de julho e 6 de agosto de 2016.

View Event →
2nd International Conducting masterclass
May
24
to May 29

2nd International Conducting masterclass

with Colin Metters & Atlantic Coast Orchestra

Assistant Conductor: Luis Miguel Clemente

Esposende, 24 to 29 May 2016

29 May 2016: 17h Final Concert

The ATLANTIC COAST ORCHESTRA International Conducting Academy offers a fantastic and unique opportunity to 12 talented conductors from all over the world to train and develop orchestral conducting studies with one of the most experienced conductors and conducting pedagogues of our time. Maestro Colin Metters founded the Conducting Department at the Royal Academy of Music in London in 1983 where he has taught for more than 30 years.  He remains at the Royal Academy as Emeritus Professor of Conducting

Maestro Colin Metters will offer his knowledge to selected conductors during this one-week masterclass. Conducting sessions will be held with piano and orchestra. All conductors will be also supported during the realization of the masterclass by Assistant Conductor Luis Clemente. At the end of the masterclass the selected conductors will have the opportunity to conduct the ATLANTIC COAST ORCHESTRA at a final and public concert.

The Masterclass will be held in the beautiful coast city of Esposende (Braga, Portugal) and will represent a major opportunity to work closely with one of the most legendary and inspiring teacher.

 

View Event →
“Memórias d’(en)Cantar – Canções Tradicionais Portuguesas”
May
15
7:00 PM19:00

“Memórias d’(en)Cantar – Canções Tradicionais Portuguesas”

Coro Sénior de Esposende

Memórias d’(en)Cantar – Canções Tradicionais Portuguesas

concerto no Dia da Família

15 de maio, 19h00 |  Igreja Matriz de Apúlia

O Coro Sénior de Esposende vai apresentar-se pel...a primeira vez em público, em concerto marcado para 15 de maio, Dia da Família, às 19h00, na Igreja Matriz de Apúlia.

Intitulado “Memórias d’(en)Cantar – Canções Tradicionais Portuguesas”, o concerto vai reunir no mesmo palco cerca de 120 dos idosos do concelho que aderiram a este projeto, que está a ser desenvolvido no âmbito do Programa Envelhecimento Ativo da Rede Social de Esposende. O espetáculo, com entrada livre, é aguardado com muita expetativa, tanto pelos protagonistas como pelo público.

Divididos em quatros grupos, os idosos têm vindo, desde o passado mês de fevereiro, e sob a direção artística e musical dos maestros Ana Carolina Capitão e Luís Miguel Clemente, a realizar ensaios semanais em quatro espaços do concelho.

Aproveitando as sinergias que se desenvolveram ao longo dos cinco anos do programa, os vários parceiros da Rede Social entenderam avançar, este ano, com a criação do Coro Sénior, de modo a estimular as capacidades cognitivas e intelectuais da população sénior, tendo em vista a promoção de um envelhecimento ativo.

Assim, a comunidade sénior, institucionalizada ou não, é desafiada para a prática do canto e convidada a recordar e trabalhar as vivências e as memórias ligadas aos cantos populares e regionais, reforçando o companheirismo e o convívio, através de uma linguagem acessível a todos. O Coro Sénior de Esposende assume-se, assim, como um projeto de inclusão social, onde a música favorece o processo de comunicação, emergindo a atividade cultural, lazer e terapêutica.

Este projeto colheu, desde a primeira hora, a melhor receção por parte da comunidade sénior, que tem participado de forma entusiástica e empenhada nesta atividade. Os idosos interessados em participar podem inscrever-se em qualquer uma das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, nomeadamente na ACARF - Associação Cultural, Artística e Recreativa de Forjães, ASCRA - Associação Social Cultural e Recreativa de Apúlia, CICS - Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, Centro Social da Juventude de Belinho, JUM - Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, Centro Social da Paróquia de Curvos, Centro Social e Paroquial de Fonte Boa, Centro Comunitário de Vila Chã/Esposende Solidário, Fundação Lar Santo António, GRASSA – Centro Social de Antas, Santa Casa da Misericórdia de Esposende e Santa Casa da Misericórdia de Fão/Centro Social das Pedreiras.

View Event →
Concerto Páscoa
Mar
20
4:30 PM16:30

Concerto Páscoa

CONCERTO

"Lucce et Umbra"

Atlantic Coast Orchestra

Maestros: Ana Carolina Capitão e Luis Miguel Clemente

 

A Atlantic Coast Orchestra propõe um concerto solene e requintado sob o mote

Lucce et umbra (luz e sombra). Uma experiência única de sentidos onde a morte e a ressurreição de Jesus Cristo inspiram uma viagem musical introspetiva.
 

Programa

A. Borodin - Nas Estepes da Ásia Central

G. Butterworth - Os bancos dos verdes prados

G. Fauré - Suite Pélleas e Mélisande, op. 80

F. Schubert - Sinfonia nº8, a Incompleta

 

Direção musical: Ana Carolina Capitão e Luis Miguel Clemente

View Event →
Concerto Atlantic Coast Orchestra virtuosi
Jan
17
5:00 PM17:00

Concerto Atlantic Coast Orchestra virtuosi

"Esposende, um século em imagens"

Atlantic Coast Orchestra Virtuosi

Maestro: Luis Clemente

Um maravilhoso e acolhedor concerto onde se passa em revista um século de história da cidade de Esposende, com projeção de imagem e video. Os virtuosi (virtuosos) da Atlantic Coast Orchestra interpretam duas grandes composições do séc. XX ilustrando musicalmente o passar dos tempos pela cidade.

Programa

Bohuslav Martinu - Noneto

Aaron Copland - Appalachian Spring

17 Janeiro 2016 - 17.00h - Forum Municipal Rodrigues Sampaio

Entrada: 2,5 pautas

Sócios ACO: Entrada Livre (Mediante apresentação do cartão)

 

View Event →