ESPOSENDE, uma cidade virada para o Atlântico...

 

A Orquestra da Costa Atlântica - associação de música e cultura tem a sua sede na magnífica cidade costeira de Esposende. A cidade de Esposende é um privilégio da natureza, nomeadamente pela sua relação com o oceano Atlântico, os rios, a planície e o Monte de Faro. O concelho de Esposende acompanha a costa atlântica através do Parque Natural do Litoral Norte. Grande parte do território do concelho encontra-se na planície. É delimitado a norte pelo rio Neiva e dividido pelo rio Cávado. Esposende pertence ao distrito de Braga, sendo o seu único concelho com ligação ao oceano. É uma faixa da costa litoral portuguesa, no eixo Atlântico entre Vigo e o Porto.

Esposende, um privilégio da natureza. Esposende pertence ao distrito de Braga, sendo o seu único concelho com ligação ao oceano. É uma tira da costa litoral portuguesa, no eixo Atlântico entre Vigo e o Porto.

Watch Video in ENGLISH   |  FRANÇAIS

Embora a história de Esposende como unidade administrativa seja marcada pela data de elevação a vila, por foral do rei D. Sebastião em  1572, desde há milénios que o Homem vai deixando as suas marcas nesta região. Com a fixação do Homem nómada, surgem os primeiros povoados estrategicamente colocados nas cristas dos montes sobranceiros ao Oceano Atlântico - os Castros - datados desde o século I a.C. até, pelo menos, ao século IV d.C. Ainda hoje podemos observar imensos vestígios de períodos pré-históricos, tais como Menires, Antas ou Dólmens até ao fantástico cemitério medieval das Barreiras, datado aproximadamente do séc. XI á entrada da Peste negra em Portugal (séc. XIV), um dos maiores e mais importantes da península ibérica.

 

Para além de um conjunto assinalável de monumentos desde épocas pré-históricas é a partir do século XVI, com forte incidência na era setecentista, que Esposende vê o seu território ocupado por belos e interessantes monumentos representativos do nosso património civil, militar e religioso. São sinal de uma pujança económica cuja base representa a caminhada farta do ouro do Brasil que em grande parte transformou a paisagem concelhia. Esposende foi elevada a cidade em 2 de Julho de 1993.