Castelo com logo e cor.jpg

FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE PORTEL

"A Beleza das paisagens sonoras em terras de montado”

13 a 27 de julho, Portel (Portugal)

É na atmosfera inigualável da vila alentejana de Portel, guardada desde há séculos por um magnífico castelo que se ergue sobre o casario medieval, cenário idílico rodeado de amplas terras de Montado de sobro e de azinho que se estendem até ao lago do Alqueva, o maior lago artificial da Europa, que se realiza o Festival Internacional de Música de Portel. Situado na interceção fronteiriça entre o Baixo e o Alto Alentejo, o concelho de Portel é reconhecido como um dos mais tradicionais e pitorescos do Alentejo, constituindo um cenário idílico onde a riqueza do património histórico, arquitetónico, cultural e natural confluem para criar uma atmosfera única e propícia à realização de um festival dedicado à música clássica.


PROGRAMAÇÃO

O Festival Internacional de Música de Portel reúne um extraordinário lote de músicos nacionais e estrangeiros para proporcionar aos espetadores um festival de música erudita ímpar, inspirador e inesquecível. Em cada edição, o festival oferece gratuitamente a todos os espetadores, uma programação multifacetada constituida por concertos sinfónicos com orquestras convidadas e com as orquestras em residência artística do festival, a Jovem Orquestra da Costa Atlântica e a Orquestra Nacional de Sopros.

Da programação do festival fazem também parte o ciclo de concertos de música de câmara "Música no Património", com agrupamentos convidados e com formações em residência artística no festival, que decorrem nas mais belas infraestruturas centenárias das povoações do concelho.

Para além da programação concertística, o público que acode ao festival tem a oportunidade de participar nas visitas guiadas “Percurso dos Sentidos” de exploração do património material e imaterial local.


COMPONENTE FORMATIVA

O Festival Internacional de Música da Portel constitui-se como espaço formativo e performativo para jovens músicos e maestros, bem como oportunidade de promoção para projetos emergentes na área da música erudita. Durante as duas semanas do festival, jovens instrumentistas e maestros de todas as nacionalidades, orientados por professores e maestros convidados, aprofundam os seus conhecimentos em prática orquestral e experienciam novos desafios artísticos. Os participantes têm a oportunidade de integrar e de se apresentar em concertos com ensembles de música de câmara e com as orquestras residentes do festival, a Jovem Orquestra da Costa Atlântica e a Orquestra Nacional de Sopros.


organização

O Festival Internacional de Música de Portel é organizado pela Orquestra da Costa Atlântica - associação de música e cultura em parceria e com o apoio do Município de Portel. A direção musical e artística é da responsabilidade de Luis Miguel Clemente, maestro alentejano de renome internacional, e a direção executiva está a cargo de Ana Carolina Capitão, especialista em gestão de projetos culturais.


 
EFFE_Label_rgb_20192020.jpg

RECONHECIMENTO

O Festival Internacional de Música de Portel é um projeto reconhecido pela Associação de Festivais Europeus, um projeto da Comissão Europeia, premiado com o selo EFFE 2019/2020 que distingue os festivais que se destacam pela qualidade artística, pela intervenção social e pela importância e relevância que têm na região onde se inserem.

 

IMG_5425.JPG

Historial

O Festival Internacional de Música de Portel realizou-se pela primeira vez em 2018 e foi o culminar de mais de uma década de intenso trabalho desenvolvido em colaboração com o Município de Portel. Desde 2006, foram implementados vários projetos da responsabilidade artística e pedagógica do maestro Luis Miguel Clemente, nomeadamente a “Banda Conjunta do Alentejo”, o “EOS -Estágio de Orquestra de Sopros” e o “EnOS - Estágio Nacional de Orquestra de Sopros”, os quais permitiram desenvolver um modelo de trabalho único em Portugal, proporcionando aos jovens instrumentistas de sopro e maestros os melhores desafios artísticos e experiências pedagógicas como complemento da sua formação musical e artística.

Durante este período, foram desenvolvidas parcerias e convidados alguns dos mais reputados artistas da cena musical internacional, que contribuíram para aperfeiçoar a formação dos mais de 1500 participantes.

Ao longo da última década, os projetos desenvolvidos procuraram distinguir-se pela qualidade e excelência artística e pedagógica. Com o Festival Internacional de Música de Portel, assumimos e abraçamos novos desafios com a esperança de enriquecer, inspirar e transformar vidas através da música erudita.