Orquestra-194.jpg

FESTIVAL INTERNACIONAL de MÚSICA de PORTEL

Masterclass de direção de Orquestra

15 - 20 de julho, Orquestra Sinfónica

22 - 27 de julho, Orquestra de Sopros

Candidaturas abertas até 14 junho!

Festival Internacional e Música de Portel oferece uma excelente oportunidade a todos os  jovens maestros, estudantes de direção musical e/ou músicos que pretendam iniciar ou desenvolver os seus estudos em direção musical, através das Masterclasses de Direção de Orquestra.

As masterclasses representam uma importante conexão entre a direção musical (teórica e prática), focando-se em questões técnicas e, muito em particular, o desenvolvimento de competências de ensaio e preparação de ensemble/orquestra. São, ainda, uma oportunidade essencial para jovens maestros, estudantes de direção musical (de todos os níveis) e músicos, uma vez que contribuem de forma decisiva para o desenvolvimento artístico, musical e de liderança de todo o tipo de ensembles e orquestras.

As masterclasses oferecem a todos os participantes uma oportunidade única para aperfeiçoar e desenvolver o trabalho de direção de orquestra com um fantástico corpo docente!  A masterclass que decorre entre os dias 15 e 20 de julho é direcionada para o trabalho com orquestra sinfónica, tendo como base o trabalho prático com a Jovem Orquestra da Costa Atlântica. A masterclass que decorre entre os dias 22 e 27 de julho é direcionada para o trabalho com orquestra de sopros, tendo como base o trabalho prático com a Orquestra Nacional de Sopros. As masterclasses serão orientadas pelo prestigiado maestro português Luis Miguel Clemente. 

Os maestros que integrarem as masterclasses vão poder desenvolver um estimulante trabalho técnico, prático e teórico e também, de acordo com a escolha dos professores, apresentar-se em concerto.


orquestra da costa atlântica

As masterclasses de direção consistem em:

  • Aulas técnicas - estudo do gesto

  • Aulas práticas com ensemble

  • Aulas práticas com naipe/secção das orquestras

  • Aulas práticas com orquestra

  • Técnica de ensaio

  • Estudo de partitura

  • Participação Ativa/Passiva nos concertos de música de câmara

  • Participação nos concertos das orquestras

PROGRAMA

Jovem Orquestra da Costa Atlântica

Holst - Sommerset Rhapsody

Dvorak - Sinfonia nº 8

PROGRAMA

Orquestra Nacional de Sopros “Natureza vs Humanidade”

Bert Appermont - The Big Bang

Ferrer Ferran - La Jungla

Clifton Williams - Fanfare & Allegro

Ferrer Ferran - Sinfonia nº 1 “Tempestade no deserto”