SOBRE

É difícil imaginar um Mundo sem música, um País sem arte, uma comunidade sem um florescente e inspirador quotidiano cultural e artístico. A música, enquanto elemento cultural, enriquece as nossas vidas, é vital para o desenvolvimento de uma consciência criativa e crítica, aumenta a nossa capacidade de sentir, entender, interagir e intervir construtivamente na sociedade. É ainda um elemento decisivo em matéria de equilíbrio sociocultural contribuindo para combater a exclusão social entre cidadãos. Representa, por último, um  valioso impacto positivo, essencial à economia e turismo local e regional.

A Orquestra da Costa Atlântica - associação de música e cultura é uma associação cultural sem fins lucrativos, sediada em Esposende, concretizada no âmbito de uma iniciativa privada, estruturada em torno do desenvolvimento sustentado da sua atividade cultural e da sua relação com a sociedade e os cidadãos. A associação, fundada em 2015 por Ana Carolina Capitão e  Luis Miguel Clemente, adota como elemento essencial da sua atividade o conceito de plataforma que cria, promove e articula oportunidades de qualificação e desenvolvimento artístico, cultural, educativo e de coesão social através da música.

Orquestra da Costa Atlântica, uma plataforma inovadora e criativa para o desenvolvimento cultural...

A Orquestra da Costa Atlântica - associação de música e cultura funciona como catalisador de cooperação, articulação e diálogo entre a música e cultura com a economia criativa, numa relação sustentada com a natureza, o património e a concertação institucional, mobilizando diversas entidades públicas e privadas através de parcerias e patrocínios estratégicos que dão suporte aos projetos desenvolvidos. A Orquestra da Costa Atlântica - associação de música e cultura é assim uma plataforma que adota a qualidade, a inovação e a criatividade como fatores diferenciadores dos seus projetos e atividades nacionais e internacionais.

A associação desenvolve três projetos principais: a Orquestra da Costa Atlântica, a Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica, e o Festival Internacional de Música da Costa Atlântica. Desenvolve ainda projetos na área da ação social (OCA Solidáriacom crianças, jovens e idosos

 
Orquestra-041.jpg

PRÉMIOS & DISTINÇÕES

A Orquestra da Costa Atlântica – associação de música e cultura foi um dos vencedores do Prémio BPI Séniores 2016 com o projeto “Coro Sénior de Esposende

O Coro Sénior de Esposende foi um dos vencedores do Prémio BPI Seniores 2016, destinado a apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento ativo. O Coro Sénior de Esposende, com direção artística e musical a cargo dos maestros Ana Carolina Capitão e Luis Miguel Clemente, é um projeto integrado no programa “Envelhecimento Ativo” da Rede Social de Esposende, uma iniciativa da Câmara Municipal de Esposende.


A Orquestra da Costa Atlântica - associação de música e cultura recebeu o prémio EFFE  2015/2016 e o prémio EFFE  2017/2018 pelo projeto do  Festival internacional de Música da Costa Atlântica. O selo EFFEuma iniciativa da European Festivals Association tutelado pela União Europeia, distingue projetos europeus de excelência artística.

The ATLANTIC COAST International Music Festival has been recognized by EFFE International Jury to receive the EFFE Label”. The EFFE is the portal for citizens and for professionals to discover and get involved in Europe’s festivals. It is a new international festival platform connecting festivals that are deeply committed to the arts, their communities and European values. Above all EFFE recognizes the immense excellence of these festivals in their daily local work all across Europe (...) and demonstrate their devotion to three EFFE Label criteria: artistic commitment, community involvement and a festival’s international and global outlook.
— European Festivals Association (EFA)
EFFE_LABEL_LOGO_714_HRES520.jpg