portel-vila-2.jpg

FESTIVAL INTERNACIONAL de MÚSICA de Portel

PORTEL

PORTEL "... ONDE O MONTADO ABRAÇA O GRANDE LAGO DE ALQUEVA"

Historicamente, a vila de Portel nasceu com D. João de Portel, e desenvolveu-se à sombra do castelo por ele fundado ou por ele remodelado.  Assente num elevado outeiro, o seu conjunto fortificado é composto por duas ordens de muralhas. Uma cerca exterior, construída em taipa que envolve a Vila Velha, e o próprio castelo que, no início do século XVI, foi transformado num paço fortificado.

Entre o património religioso existente na vila, destaca-se a igreja da misericórdia (século XVII), a Capela de Santo António (século XVI-XVII), com azulejaria seiscentista de tapete a revesti-la interiormente, a Igreja do Espírito Santo (séc. XVI), a Igreja Matriz (século XVIII), a igreja conventual da Senhora do Socorro (início do séc. XVII), entre outros. A nível do património civil há que pôr em relevo a existência de um conjunto de edifícios residenciais, alguns ainda datados dos séculos XVI-XVII, mas sobretudo as residências nobres edificadas nos séculos XVIII-XIX.

Quanto ao restante Concelho, podemos destacar, em termos paisagísticos, a existência de numerosos locais, situados na Serra de Portel (Ermida de S. Pedro, alto de S. Bartolomeu do Outeiro...), que permitem alcançar magníficos panoramas sobre as zonas envolventes.

Em termos patrimoniais, há que ter em conta a existência, quer de numerosas capelas isoladas, quer dos templos integrados nas povoações, alguns dos quais com origem medieval e reformados na época manuelina, como as igrejas paroquiais da Amieira, Oriola, Santana ou S. Bartolomeu do Outeiro.

No entanto, quer em termos históricos-arquitetónicos, quer em termos religiosos, o mais significativo templo existente em todo o concelho é certamente a Igreja da Vera Cruz. Como origem num templo visigótico (século VI-VII), o Mosteiro de Vera Cruz do Marmelar foi um dos santuários medievais mais importantes do país, que se tornou famoso graças à posse da relíquia do Santo Lenho que ainda hoje detém.

Fonte: www.cm-portel.pt


Um concelho em pleno Alentejo,  caracterizado por uma beleza natural única onde a Barragem de Alqueva formou o maior lago artificial da Europa. Com uma paisagem dominada pelo Montado de sobro e de azinho, Portel é hoje a "Capital do Montado".