gestora de projetos Culturais

Ana Carolina Capitão

 
AnaCarolinaCapitão

Natural de Esposende, desenvolveu nos últimos anos uma intensa atividade como gestora de alguns dos projetos culturais mais inovadores e reconhecidos internacionalmente, em Portugal e no estrangeiro.

É cofundadora e Gestora da Orquestra da Costa Atlântica – associação de música e cultura, sendo responsável pelas diferentes atividades da entidade como a Orquestra da Costa Atlântica, o Festival Internacional de Música de Portel e a Academia Internacional de Direção de Orquestra.

É cofundadora e gestora da Associação Cultural Eklética.

Desde 2016 é Codiretora Artística e Maestrina do Coro Sénior de Esposende, um projeto premiado pelo BPISeniores 2016.

É responsável pela organização de masterclasses de direção de orquestra em Portugal, Itália, Japão e Taiwan desde 2015.

Fundadora e Diretora Executiva do Estágio Nacional de Orquestra de Sopros de Esposende que se realizou em 2013 e 2014. Foi Cofundadora e Diretora Executiva do Festival Internacional de Música da Costa Atlântica em 2016 e 2017, um projeto premiado com o selo de qualidade artística EFFE.

 

É licenciada em clarinete pela ESMAE, na classe do professor Nuno Pinto, e concluiu o mestrado com profissionalização em ensino da música na Universidade Católica do Porto com distinção Magna cum laude. Foi professora de clarinete na Academia de Artes de Chaves entre 2008 e 2010 e na Escola de Música de Esposende entre 2007 e 2018.

Estudou direção de orquestra com o maestro Luis Miguel Clemente no Centro de Estudos de Direção de Orquestra de Sopros. Entre 2009 e 2014 foi maestrina da Banda de Música de Belinho e diretora pedagógica do Centro de Formação Musical de Belinho. Em 2012, recebeu uma menção honrosa no Concurso de Direção de Orquestra, integrado no Estágio Nacional de Orquestra de Sopros - Portel, e em 2013, foi premiado com o 1º lugar no mesmo concurso.

Participou em formações na área da Musicoterapia com Márcia Vasconcelos e Liliana Ferreira.

Tem formação profissional nas áreas de Gestão de Organizações e Projetos Culturais e de Gestão de Projetos e Elaboração de Candidaturas, certificadas pela Suggestus.

Frequentou o curso online “Marketing digital: uma mais valia na cultura?" com Catarina Medina.

Em 2019, completou a pós-graduação em Gestão de Indústrias Criativas na Universidade Católica Portuguesa - Porto.