Diretor Artístico & maestro titular da orquestra

Luis Miguel Clemente

Luis

Luis Miguel Clemente é um proeminente Maestro português, reconhecido como um dos mais carismáticos, talentosos e estimulantes da sua geração. Maestro enérgico e dotado de uma técnica impecável, motivado por uma profunda crença no poder positivo da música para unir e inspirar pessoas, desenvolve uma intensa atividade profissional em Portugal e no estrangeiro.

Nos últimos anos, Luis Miguel Clemente alcançou reputação internacional, apresentando-se em Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Suíça, Moldávia, Croácia, Hungria, Itália, Roménia, Grécia, Canadá, EUA México, Eslováquia e Myanmar como maestro,  professor de direção de orquestra e júri em competições internacionais para maestros. Em 2019, tem agendado projetos em Portugal, Espanha, Taiwan, Itália, Líbano, Alemanha, Irlanda, Itália e Inglaterra. 

Foi galardoado com o prémio para melhor maestro da Cátedra Leonard Bernstein, atribuído pela fundação Caja Rural de España (Espanha). Venceu a International Conducting Competition em Budapeste (Hungria) em 2012 e, recentemente, a sua performance com a Pacific Region Festival Orchestra (Canadá), foi galardoada com o 1º prémio no Pacific Region Young Soloist Competition. Foi agraciado com a distinção por mérito artístico pelo Rotary Club de Powell River (Canadá) e também pelo Rotary Club da Covilhã (Portugal). Entre 2007 e 2018 foi agraciado por diversas vezes, pelos excelentíssimos presidentes da Câmara Municipal de Portel, em reconhecimento do impacto cultural e excelência artística do projeto Orquestra Nacional de Sopros na vida cultural local.

Da sua atividade como maestro, destacam-se as colaborações com a European Union Youth Wind Orchestra, a European Union Youth Wind Orchestra, a Pacific Region Festival Orchestra, a Orquestra do Algarve, a Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara de Zagreb, Orquestra de Câmara da Moldávia, Constantza Symphony Orchestra, Duna Symphony Orchestra de Budapeste, Orquestra de Cuerdas de la Universidad de MurciaRundfunk Blasorchester LeipzigShenn-Yun Symphony Orchestra de Nova Iorque, Ensemble Equilibrium de Roma, St. Anne's Camerata da Universidade de Oxford, West Texas A&M Symphony Orchestra, Filarmonía Xalapa ou a Evergreen Symphony Orchestra de Taiwan, entre outras.

Atualmente, Luis Miguel Clemente está na fase final da sua investigação com vista à obtenção do Doutoramento em Direção de Orquestra na Universidade de Aveiro, com tese focada no estudo fenomenologica da técnica do maestro Carlos Kleiber.

Em 2014 obteve o Diploma de Especialização em Performance - Direção de Orquestra na Universidade de Aveiro.

É Pós-Graduado e Mestre em Performing Arts: Music pela Maryland University (EUA).

Entre 2007 e 2011 aperfeiçoou os seus estudos em direção de orquestra com o maestro Jan Cober no Instituto Superior ISEB (Itália), diplomando-se com a melhor nota da sua classe.

É Licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa.

É licenciado em Direção de Orquestra pela Associated Board of the Royal Schools of Music de Londres.

Aperfeiçoou-se, como maestro, com Alexander Polischuk, Jean Sebastien Berreau, Ernest Schelle, Arturo Tamayo, Michael Dittrich, Josep Pons e Colin Metters.